Certificação Digital, O Que É?

Certificação Digital, O Que É? post thumbnail image

Em poucas palavras, o Certificado Digital é a identidade da Pessoa Física ou da Pessoa Jurídica no meio eletrônico.

Toda movimentação de documentos que antes era realizada fisicamente, seja na Receita Federal, no meio jurídico, contábil ou fiscal, agora é realizado digitalmente. Por isso a necessidade de se ter o Certificado Digital.

Com o certificado você é capaz de assinar documentos eletrônicos, laudos e até preencher a declaração de seu imposto de renda (obrigatório todos os anos) com muito mais facilidade.

Existem alguns tipos de certificados, porém todos possuem a mesma função. Eles se diferenciam apenas em validade (podendo ser de 1, 2, 3 ou 5 anos) e o meio como é utilizado (mobile, desktop, token, cartão, etc).

Por ser sua identidade pessoal ou a identidade da sua empresa, na hora de adquirir seu certificado é importante ter em mãos os seguintes documentos:

– Pessoa Física: documento pessoal original com foto e comprovante de residência (recente).

– Pessoa Jurídica: documento original com foto dos sócios que assinam pela empresa, contrato social original (ou cópia autenticada) e comprovante de residência (recente).

Vale lembrar que a validação só é realizada presencialmente, pois o agente precisa fazer a conferência de assinaturas e biometria.

Quer saber mais? Fique ligado em nossos posts semanais.

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *